NASA REALIZA POUSO HISTÓRICO.

NASA REALIZA POUSO HISTÓRICO.                                         23/10/2020

 

Embora existam enumeras teorias sobre a criação do universo,

Como a explosão do Big bang, o assunto é repleto de incertezas.

Este foi um dos pontos pelos quais a NASA, levou mais de 12 anos para projetar e lançar uma sonda capaz de realizar uma missão complexa e arriscada: coletar amostras da superfície de um asteroide.



 

A Osiris-rex sonda lançada em 2016, pousou e armazenou materiais de um asteroide chamado de Bennu na última terça-feira (20), localizado a mais de 320 milhões de quilômetros da terra.

A existência deste corpo celeste com mais de 500 metros de comprimento foi confirmada em 1999, a rocha nasceu praticamente junto com o sistema solar dizem os especialistas,4,5 bilhões de anos atrás, no cinturão de asteroides entre marte e júpiter.

E tida como uma rica fonte de material orgânico, pois se mantém em seu estado natural com moléculas de carbono e água em sua estrutura, fator que ajudará nas pesquisas sobre a origem da vida no planeta terra.

 

A sonda Osiris-Rex usou a manobra chamada de Touch-and-Go (toca e sai), apelidada de TAG, segundo a NASA a ação durou apenas 16 segundos, a sonda utilizou seu braço mecânico para explorar a cratera Nightingale, com 8 metros de diâmetro, centralizada no polo norte do asteroide Bennu, e em seguida, utilizou um disparo de nitrogênio pressurizado para levantar o material da superfície e coletar cerca de 60 gramas de amostra.

Finalizou ativando os propulsores para se afastar do corpo celeste em segurança.

 

Se tudo ocorrer como o esperado, esta será a maior coleta de material espacial desde as missões da Apollo a lua entre 1960 e 1970. Agora resta aguardar 10 dias ate que a Osiris-Rex envie uma mensagem dando um parecer da missão.

 

Embora as realizações americanas sejam notáveis, não é a pioneira, as sondas japonesas Hayabusa (2003) e Hayabusa2 (2014) exploraram os asteroides Itokawa e Ryugu alguns anos atrás, especialistas acreditam que a Hayabusa2 irá concluir sua missão em dezembro deste ano (2020), quando retorna a terra com o material espacial.

 

Acredita-se que alguns fragmentos de asteroides podem ter trazido

Componentes minerais para o planeta terra quando caíram há milhares de anos. “Essas missões nos permitem fazer coisas impressionantes no espaço” ressalta Daniela Lazzaro, Astrofísica do observatório Nacional.

 

O custo estimado da Osiris-Rex ultrapassa o custo de 1 bilhão e é só um exemplo de como a corrida espacial está em alta, a sonda só deve chegar à terra em setembro de 2023.

 “Com o material do asteroide, podemos avançar nas pesquisas sobre a origem da vida. Isso é importante”, afirma Daniela Lazzaro.

 A NASA prepara outras missões tripuladas para os próximos anos, algo visto com bons olhos por autoridades científicas.

 
By NASA/Goddard/University of Arizona - https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2019/a-region-of-bennus-northern-hemisphere-close-up; see also https://www.asteroidmission.org/2019-02-25-regolith-image-compilation-3/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77469838

 

 

Por: Elaine Alvim